Resumos e sites que irão te ajudar!

Geografia 8

Índia

A Índia está localizada na Península do Decã. Os outros países que compõem o conjunto regional em que ela está, são: Paquistão, Nepal, Butão, Bangladesh, Sri Lanka e Maldivas. São altos os índices de pobreza e subnutrição e apenas a índia, nessa região, pode ser considerada um país emergente com alto grau de industrialização e investimentos externos.

A Índia apresenta relevo de planaltos (Planalto do Decã), planície (Planície Indo-Gangética) e a Cordilheira do Himalaia, que a separa do resto da Ásia.

A Índia possui grande diversidade cultural, política e religiosa: 75% seguem o hinduísmo, 12% são muçulmanos e os outros seguem outras religiões; são faladas mais de 16 línguas regionais, além de 1.600 dialetos. E é o segundo país mais populoso. Porém, toda essa diversidade gera muitos conflitos, como:

– conflito nas fronteiras entre Paquistão (maioria muçulmana) e Índia (maioria hinduísta).

– luta pela Caxemira, região situada no norte da Índia e no sudeste do Paquistão, onde a maioria é muçulmana. Seu território possui solos férteis por causa dos rios e uma quantidade considerável de petróleo, fazendo com que tanto Índia quanto Paquistão lutem para anexar essa região. Outro receio para os outros países sobre esse conflito é o começo de uma guerra nuclear, uma vez que os dois países são vistas como grandes potências nucleares.

– luta dos sikhis, ao norte do país, que lutam pela independência do Punjab.

Linha do tempo:

1947 –  a índia foi colônia da Inglaterra, suas principais características eram: monocultura, latifúndios e mão de obra escrava. Em 1947, a Índia se tornou independente. Essa independência partiu de um movimento liderado por Mahatma Ghandi, que pregava um movimento pacífico.

1948 – o governo de Nehru (sucessor de Ghandi) adotou uma economia planejada (controle do preço dos produtos) e a abertura ao mercado externo (governo misto = socialista e capitalista).

1950 – abolição do sistema de castas, uma atitude falha, porque persiste até os dias de hoje. (Castas: você nasce pobre e morre pobre)

1960 – a taxa de natalidade aumentou por causa da rejeição aos métodos contraceptivos pela religião, por isso o governo adotou a política dos dois filhos, a qual proibia as famílias de baixa renda de terem mais de dois filhos.

1970 – implantação da Revolução Verde, cujo objetivo era a modernização do campo, mas não de certo, porque aumentou a desigualdade social.

1980-90 – incentivo à industrialização e abertura do mercado para as multinacionais.

2011 – Índia tradicional (castas, religião hinduísta, maioria vivi no campo) X Índia moderna (multinacionais, mão de obra qualificada e grande mercado consumidor interno)

Feito por Dirce.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: