Resumos e sites que irão te ajudar!

Geografia 7

Ásia

Ásia física:

O relevo da Ásia é bem diversificado, com: montanhas, planaltos e planícies. As principais formações montanhosas asiáticas são: Cordilheira do Himalaia (onde está o Monte Everest, o pico mais alto do mundo), Cadeia Tian Shan e Montes Altai Saian.

Os principais planaltos são o do Tibete, ao sul da China, e o do Pamir (considerado o telhado do mundo), nas fronteiras entre Tadjiquistão, Afeganistão e Paquistão.

Entre as planícies que se destacam na Ásia, estão: a da Mesopotâmia, a do Amir e a Indo-Gangética.

O relevo é influenciado por fatores internos e externos:

Fatores internos: o movimento das placas tectônicas.

Fatores externos: chuva, vento, sol, seres vivos etc.

Os rios asiáticos são para a economia (na agricultura como irrigação, transporte de pessoas e mercadorias) e para a geopolítica (servem de fronteira física).

O delta dos rios Ganges e Bramaputra forma uma planície que concentra uma das maiores populações do globo: Bangladesh, com aproximadamente 1.102 habitantes por quilômetro quadrado.

Os maiores lagos asiáticos são o Baikal, na Rússia, e o Balkash localizado no Cazaquistão.

O clima característico da Ásia é o tropical de monções, com monções de verão e inverno.

Monções de inverno: é quando o continente está frio (alta pressão) e o oceano está quente (baixa pressão), assim os ventos sopam para o oceano e o ar fica seco e quase não chove.

Monções de verão: acontece quando o continente está quente (baixa pressão) e o oceano está frio (alta pressão), assim os ventos sopram do oceano para o continente provocando fortes chuvas.

Climas:

Equatorial: floresta equatorial. Localiza-se na Indonésia, na Malásia e nas Filipinas.

Tropical: floresta tropical e, em áreas mais secas, herbáceas. Localiza-se ao leste da Ásia.

Temperado: floresta temperada caducifólia (as folhas caiem no inverno). Está localizado no leste e no oeste asiático.

Frio de altitude: vegetação herbácea, encontrando-se no norte e no centro, principalmente em cadeias montanhosas.

Árido e semiárido: plantas xerófilas, ocorrendo na Península Arábica (deserto da Arábia), no Oriente Médio (deserto de Thal) e no noroeste da China (deserto de Gobi).

Subtropical úmido: floresta subtropical. Clima típico do leste chinês.

Subtropical mediterrâneo: maquis e garrigues. Situa-se no oeste asiático.

Frio e subpolar: coníferas (ou taiga, ou boreal) e tundra. Localizado no norte da Ásia.

Ásia sócio-econômica:

Países que constituem os Tigres Asiáticos: Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura. A China se destaca como potência bélica e econômica, que apesar da sua estrutura centralizada no socialismo, abriu-se aos mercados internacionais (socialismo de mercado).

As principais atividades econômicas da Ásia são: agricultura, pecuária, exploração mineral e produção industrial.

O maior rebanho bovino do mundo pertence a Índia, mas isso não quer dizer que esse país é o maior produtor de carne do mundo, não se esqueça que lá a vaca é sagrada!

O continente é rico em recursos minerais, destacando-se o petróleo no Oriente Médio.

A população asiática está dividida entre: amarelos e brancos. Os amarelos são a maioria e estão localizados no leste e sudeste do continente. Os brancos se concentram no Oriente Médio.

Índia, Paquistão e Bangladesh são os países com maiores índices de fecundidade. Fatores como aspectos culturais, sobretudo religiosos, condenam o uso de métodos contraceptivos.

Aspectos positivos e negativos:

Positivos:

riquezas naturais: petróleo, gás natural, ferro…

diversidade cultural

maior exportador: China, Índia, Tigres Asiáticos

mão de obra qualificada

Apec, BRIC’S, OPEP

Cultura, história (escrita, agricultura…)

Negativos:

conflitos: Faixa de Gaza (palestinos x judeus), curdistão, Guerra do Golfo, EUA contra Japão, Iraque, Afeganistão, Vietnã

diversidade cultural

fanatismo religioso

regimes autoritários

desvalorização da mulher

Oriente Médio:

Aspectos positivos:

recursos minerais (petróleo)

berço de 3 religiões

localização estratégica

Aspectos negativos:

escassez de água

conflitos

baixo IDH

concentração de renda

Conflitos do Oriente Médio:

Irã:

-> Conflitos externos: todo país islâmico é contra o domínio das potências capitalistas, o Irã sendo um deles usou atos terroristas para combatê-las.

-> Conflitos internos: o governo do país é ditatorial, usando de vários métodos para oprimir a população (imprensa vigiada, proibição de bebidas alcoólicas etc).

Afeganistão:

-> Os Talebans controlam, até hoje, 90 % do território do Afeganistão, além deles há a organização terrorista da Al-Quaeda liderada pelo “falecido” Osama Bin Laden, que reúne islâmicos radicais para atentados contra o Ocidente.

Israel:

-> Após a 2ª Guerra Mundial, foi criado o Estado de Israel para agrupar os judeus dispersos pelo mundo devido ao Holocausto. Assim, os povos que habitavam o território tiveram que deixá-lo, dando início a vários conflitos entre israelenses e palestinos. A proposta da ONU foi dividir Israel em duas partes: aproximadamente 40% para palestinos e 60% para israelenses. Jerusalém, cidade sagrada de três religiões, agora é cidade internacional.

Os judeus aceitaram as condições, mas os árabes não. Como consequência temos a Guerra da Independência, vencida pelos judeus que ampliaram o território.

A reação árabe foi a criação da OLP, cujo objetivo era recuperar o território perdido. Após isso, sucedem-se uma série de conflitos, quando Arafat, o líder da OLP, renuncia ao terrorismo e aceita negociar. Arafat e Israel, após negociações, firmam os acordos de Oslo, nas quais Israel concordou em devolver Gaza e Cisjordânia para o controle palestino em troca do reconhecimento do Estado de Israel.

Guerra do Golfo:

-> O Iraque havia dado um território ao Kuwait em troca de armamentos, só que quando ele descobriu que aquele território era rico em petróleo ele o quis de volta. Assim, em 1990, após as tropas iraquianas terem invadido o território do Kuwait tomando os poços de petróleo, teve início a guerra.

Como o Iraque não retirou seu exército do Kuwait, a ONU autorizou a invasão militar do Iraque por um grupo de países (Inglaterra, França, Egito, Síria, Arábia Saudita), liderados pelos Estados Unidos.

O Iraque foi derrotado, em 1991, e teve que retirar suas tropas do vizinho Kuwait, além de sofrer com o embargo econômico imposto pela ONU.

Curdistão: 

-> Os curdos, a maior nação sem fronteiras do mundo, vivem entre Iraque, Turquia, Irã, Síria e Armênia e lutam por sua independência. O Iraque é o principal obstáculo para alcançar esse objetivo, pois não quer abrir mão de um território rico em petróleo. Os iraquianos tanto não querem abrir mão do petróleo, que me 1995, formou uma aliança com o Irã, com quem já teve desavenças, para intimidar as curdos.

Feito por Dirce.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: