Resumos e sites que irão te ajudar!

Geografia 10

Oceania

A Austrália e a Nova Zelândia são os países mais importantes desse continente, pois são industrializados e desenvolvidos. A Oceania também conhecida como Novíssimo Mundo*, é o menor dos continentes.

*Classificação:

Velho Mundo: Euroásia.

Novo Mundo: África e América.

Novíssimo Mundo: Oceania.

Esse continente é circundado pelos oceanos Pacífico e índico. Suas ilhas são de origem vulcânica e de origem coralígena (de corais); as mesmas estão divididas em: Melanésia (ilha dos negros), Micronésia (pequenas ilhas) e Polinésia (várias ilhas).

A Oceania localiza-se em dois hemisférios ao mesmo tempo, porque é cortada pela Linha Internacional da Mudança de Data.

Colonização

Os primeiros europeus conhecedores das ilhas da Oceania foram os portugueses e os espanhóis.

Linha do tempo dos navegadores:

– Vasco Nuñez de Balboa, navegador espanhol, no início do século XVI

– Fernão de Magalhães, navegador português a serviço da Espanha, em 1520

– Abel Tasman, navegador holandês, no decorrer do século XVII

– James Cook, capitão da marinha britânica, em XVIII

A Oceania foi uma colônia e exploração da Inglaterra (com mão de obra escrava, Pacto Colonial, monocultura em latifúndios) e também serviu de prisão para prisioneiros britânicos.

Durante a colonização, os colonizadores introduziram um grande número de doenças para as quais os nativos não apresentavam defesas imunológicas. Além disso, os britânicos promoviam grandes festas para envenenar os aborígenes. Assim, o número de nativos foi reduzido e quase extinto.

Austrália

Por ser muito grande,  a Austrália é considerada país-continente. No relevo, o país possui o Planalto Ocidental, as Planícies Centrais, a Cordilheira Australiana, a Península de York (ao norte) e os Alpes Australianos (ao sul). O país é relativamente pobre em rios. Sua principal bacia hidrográfica é a Murray. A porção centro-ocidental á rica em lagos como o Lago Eyre.

Predominam na Austrália os climas árido e semiárido, porém há outros: tropical úmido (sujeito a monções), temperado úmido, mediterrâneo e subtropical.

A vegetação do território australiano caracteriza-se pelas extensas estepes, nos climas áridos. As florestas tropicais e subtropicais apresentam o eucalipto (árvore nativa da Austrália) e estão localizadas nas áreas úmidas dos litorais.

Os holandeses foram os primeiros a explorar o território australiano, em 1770. Em 1788, teve início a colonização britânica da Austrália, que passou a ser uma colônia penal agrícola inglesa.

Fatores que não atraíam os europeus para a Austrália: distância; porém, com a descoberta de ouro, em 1851, o país passou a receber milhares de imigrantes.

Suas principais cidades são: Sydney, Melbourne, Brisbane e Canberra (a capital). o Inglês é a língua oficial.

O país é uma  monarquia parlamentarista,cujo chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, do Reino Unido.

Possui alto IDH, baixa natalidade, alta expectativa de vida e elevada renda per capita, o que faz da Austrália uma nação moderna e desenvolvida.

Nova Zelândia

É um arquipélago formado por duas grandes ilhas separadas pelo Estreito de Cook. Possui clima temperado oceânico, destacando-se o clima subtropical úmido e o de montanha, devido ao relevo, que é marcado pelo domínio de montanhas, com ocorrência de culcões e abalos sísmicos e com estreitas planícies.

A Nova Zelândia foi explorada pelo Holandês Abel Tasman em 1642 e, no século XIX, com a descoberta de ouro, milhares de europeus tiveram que combater a resistência dos maoris (habitantes originais da terra). Os maoris eram aborígenes muito organizados politicamente, daí a sua forte resistência diante do colonizador.

A Ilha do Norte concentra a maior parte da população (75%) e as duas maiores cidades: Auckland e a capital, Wellington.

A Ilha do Sul tem maior superfície e uma população de 25%. A principal cidade é a Christchurch.

Assim como a Austrália, a Nova Zelândia apresenta excelentes indicadores sociais, porém apresenta problemas sociais como a saída de jovens que buscam melhores oportunidades em países como EUA, Austrália e Inglaterra.

Por Dirce.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: