Resumos e sites que irão te ajudar!

História 8

Europa pós-guerra

Plano Marshall > Doutrina Truman > blocos econômicos (CECA – Euraton – MCE -UE) > Tratado de Roma > Tratado de Maastricht

Finda a guerra, a Europa encontrava-se em escombros, e foi neste contexto que, em 1947, o general Marshall, enfatizou a necessidade de se elaborar um plano de reconstrução da Europa.

Para fazer frente ao “perigo vermelho”, os EUA lançaram a Doutrina Truman e, para fazer frente à questão econômica, o Plano Marshall.

O Plano Marshall atendeu a dois objetivos: reconstruir a Europa e manter os países europeus longe do socialismo.

A reconstrução da Europa possibilitou a integração econômica por meio de blocos econômicos, cujo principal objetivo foi a uniformização das taxas alfandegárias entre os países-membros.

O Zollverein foi primeiro bloco econômico de toda Europa. Foi uma união aduaneira entre os Estados Gerânicos, liderados pela Prússia, em 1848.

Em 1948, surgiu o Benelux, união entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) composta pela Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Itália, França e Alemanha Ocidental.

Euratom: Comunidade Europeia de Energia Atômica.

MCE (Mercado Comum Europeu), conhecido inicialmente como Europa dos Seis: Alemanha Ocidental, Itália, França, Holanda, Luxemburgo e Bélgica, criado em 1957, no Tratado de Roma.

UE (União Europeia), formalizada no Tratado de Maastricht, em 1991, hoje compreende 27 países. Seus objetivos são a formação de um mercado único, com sistema financeiro e bancário únicos, e a unificação da legislação trabalhista e de imigração. Em 1999, o euro substituiu todas as moedas nacionais.

Bandeira:

A estrelas representam a harmonia entre as nações, assim elas sabem que uma está pronta para ajudar a outra financeiramente.

Nas outras bandeiras temos as cores:

Vermelho: liberdade

Branco: paz, fraternidade

Azul: igualdade

Grupos Extremistas:

Contra a UE, organizaram-se grupos radicais de extrema direita, os chamados neonazistas, porque achavam que o seu nacionalismo seria esquecido com a formação da União Europeia. Esses grupos fazem manifestações, e até mesmo realizam atos terroristas.

URSS pós-guerra

Em 1917, houve a Revolução Bolchevique, na Rússia. O novo governo de Lenin implantou a NEP, o primeiro plano econômico da História.

Com a morte de Lenin, em 1924, o poder passou a ser disputado por Trotsky – que defendia a Revolução Permanente – e por Stalin – o qual defendia a Revolução Não-Permanente.

Revolução permanente: implantar socialismo em outras nações pelo mundo.

Revolução Não-Permanente: deixar como estava, socialismo somente nos 13 países da URSS.

Trotsky perdeu e foi perseguido por Stalin, passando por vários países, sendo assassinado no México.

O governo de Stalin foi marcado por autoritarismo, excessiva centralização e culto à personalidade.  Stalin instalou uma autocracia reforçada pelo culto à personalidade, controlando todos os setores da sociedade soviética com “mão de ferro”.

Com os Planos quinquenais, rapidamente, a URSS tornou-se um dos primeiros produtores de aço e petróleo.

Em 1939, às vésperas da Segunda Guerra, a URSS socialista e a Alemanha nazista assinaram o Tratado de Não- Agressão. Entretanto, Hitler descumpriu o acordo e invadiu o território soviético, iniciando a Batalha de Stalingrado, a qual saiu como perdedor.

Em 1945, uma série de acordos foram assinados na Conferência de Yalta dividiu o mundo em duas áreas de influência (bipolaridade).

Logo os EUA lançaram o Plan0 Marshall (plano econômico para reconstruir a Europa e afastar o socialismo) e a Doutrina Truman (plano político para barrar o socialismo)

Politicamente, a URSS organizou o Kominform, para unificar a ação dos PCs no leste Europeu. Para fazer frente ao Plano Marshall, a URSS lançou a COMECOM, para servir de barreira e proteção em qualquer nação que queira se tornar socialista.

Na década de 1950, foi criado o Pacto de Varsóvia, um sistema militar de defesa mútua dos países do Leste Europeu, para fazer frente à Otan.

Tanto EUA quanto URSS fizeram pesado investimentos bélicos e gastaram muito na corrida espacial. Com a morte de Stalin, 1953, a guerra foi se acalmando e foram iniciadas as negociações da aproximação com os EUA.

Europa Oriental

Cordão Sanitário: criado após a 1ª Guerra, mas sendo muito mais valorizado na Guerra Fria, separando Ocidente de Oriente.

Feito por Dirce.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: