Resumos e sites que irão te ajudar!

Exercícios de Revisão

(PUC-SP) 1) Leia atentamente.

“No caso de Hiroshima; trata-se da catástrofe mais concentrada que já se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu diário, o dr. Hachiya [que testemunhou o fato ] pensa em Pompéia. Mas nem mesmo esta oferece termo de comparação. Sobre Hiroshima se abateu uma catástrofe que foi planejada e executada com a maior precisão por seres humanos. A “natureza” está fora do jogo”. Canetti. Elias. A Consciência das palavras. SP: Companhia das Letras. 1990.

O texto refere-se a explosão atômica
a) com a qual os EUA conseguiram a capitulação dos japoneses, último núcleo de resistência do Eixo, ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939-45.

b) que funcionou como demonstração do poder militar americano, para intimidar a China que havia aderido ao bloco comunista no fim da Segunda Guerra.

c) cujo objetivo foi colocar fim ao conflito dos EUA com o Vietnã, onde os guerrilheiros locais impunham derrotas sistemáticas aos soldados americanos.

d) que resultou de acidente aéreo envolvendo cacas americanos e soviéticos, quando realizavam operações conjuntas com arsenal nuclear no Oceano Pacífico.

e) resultante do bombardeio promovido pelos EUA, durante o Segunda Conflito Mundial, a Pearl Harbour, base militar .japonesa onde era desenvolvida a bomba de hidrogênio

2) (PUC-Rio) No traço de Belmonte, o mundo é a bola em jogo entre Truman e Stalin. Ilustração de 20-08-46.

Assinale a alternativa na qual se encontra a melhor interpretação do desenho do cartunista brasileiro Belmonte, em relação à situação mundial após a II Guerra Mundial:

(A) O desenho de Belmonte sugere o início da Guerra Fria, caracterizado pelo embate entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o capitalista, liderado pelos EUA, que disputaram, pelas décadas seguintes, o predomínio técnico, militar, econômico e político do mundo.

(B) A guerra se encerrara em 1945, e os principais aliados vitoriosos, EUA (Truman) e URSS (Stalin), estavam discutindo, em conferências internacionais, tratados de paz para a divisão dos territórios dos países derrotados.

(C) O globo do desenho põe em evidência a América do Sul e a África, pois estes seriam os principais focos de disputa entre as grandes potências, já que, neste momento, a divisão européia estava consolidada.

(D) O cartunista brasileiro teria cometido um equívoco, pois o governo inglês havia participado de todas as conferências internacionais, sendo um dos “três grandes”. Além disso, a criação da ONU, em 1945, havia deslocado a discussão dos problemas mundiais para esse fórum.

(E) De aliados, na II Guerra Mundial, EUA e URSS transformaram-seem inimigos. Criaram, em 1946, alianças militares opostas ( OTAN e Pacto de Varsóvia ); dividiram a Alemanha, com a construção do Muro de Berlim; e iniciaram uma guerra localizada na Coréia.

(PUC-Rio) 3) Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra:
“O envio da FEB [Força Expedicionária Brasileira] ao teatro de operações veio coroar um processo que se iniciara quase quatro anos antes, mas que se constituiu igualmente em ponto de partida para uma nova etapa: qual seja, a da busca por parte do governo brasileiro de participação nos arranjos do pós-guerra; em função da instituição da nova ordem mundial. “

Pinheiro,. Leticia. A Entrada do. Brasil na Segunda Guerra Mundial, in: Revista da USP, n°26, 1995, pp. 109-117

Em relação ao contexto ao qual o autor se refere, é correto afirmar que:

a) o Estado brasileiro, comandado por Getúlio Vargas, manteve-se ideologicamente aliado às forças. que combatiam o nazi-fascismo, durante todo o conflito mundial.

b) a nova ordem mundial do pós-guerra foi estruturada com a predominância dos países europeus mais desenvolvidos; notadamente a Inglaterra, com a qual o Brasil estreitou alianças comerciais e diplomáticas.

c) o envio de tropas brasileiras à Itália, em defesa da democracia mundial, foi acompanhado, internamente, pelo crescimento das manifestações oposicionistas ao governo Vargas.

d) a participação do Exército brasileiro na Segunda Guerra era disputada tanto pelo Eixo, quanto pelos Aliados, graças à modernidade de seu aparelhamento bélico.

e) os soldados da FEB tiveram atuação destacada no desembarque de tropas aliadas na Normandia, operação de retomada dos territórios. franceses ocupados pelos nazistas.

(PUC-Rio) 4) A Segunda Grande Guerra (1939-1945), por suas dimensões, perdas humanas e materiais e por seus impactos, provocou uma série de modificações no cenário das relações internacionais. Considerando essas modificações, avalie as afirmações abaixo.

I – Houve a configuração da bipolaridade de interesses e disputas entre blocos de países liderados pelos governos dos EUA e da URSS.

II – Assistiu-se ao incremento das lutas de descolonização em regiões asiáticas e africanas.

III – Concretizou-se a hegemonia britânica sobre a exploração de reservas petrolíferas no Oriente Médio.

IV – Proibiu-se o uso de armas nucleares, devido ao impacto causado pelo lançamento das bombas atômicas sobre o Japão.

V – Encerraram-se, em função do Holocausto, as perseguições e conflitos políticos por motivos étnicos, religiosos ou raciais.

Assinale:

(A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

(B) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

(C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

(D) se apenas as afirmativas III e V estiverem corretas.

(E) se apenas as afirmativas IV e V estiverem corretas.

5) Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):

a) ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor

b) invasão da França por tropas italianas

c) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país

d) apoio dado pela Onu aos países latino-americanos participantes do conflito

e) afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil

6)  (Mackenzie-SP/2005) A respeito do período anterior ao início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar que:

a) o fracasso do pacto de não-agressão, entre a URSS e a Alemanha precipitou a ofensiva germânica, que invadiu a Polônia, dando início à guerra.

b) a política de apaziguamento, adotada pela Inglaterra e pela URSS, foi uma calculada manobra a fim de protelar o começo do conflito e aumentar o arsenal bélico daqueles países.

c) com a intervenção militar da Itália e da Alemanha na Guerra Civil Espanhola, apoiando Franco, as nações européias romperam relações diplomáticas com esses países.

d) o Anschluss, ocorrido em 1938, sob a alegação de necessidade de formação de uma única nação ariana, acarretou a expulsão da Alemanha da Liga das Nações.

e) diante da política expansionista alemã, Inglaterra e França acreditavam que a política de apaziguamento seria a única saída para impedir o avanço do socialismo.

 

7- (UFRJ-RJ/1997) “Estamos diante de uma catástrofe de primeira grandeza. Não fechemos os olhos em face desse espetáculo. Devemos agora aceitar a idéia de que todos os países da Europa Central e Oriental se acertarão tão bem como puderem com a Alemanha (…). O sistema de alianças na Europa Central (…) foi arruinado. Não vejo como poderá ser restaurado.” (Churchill, 5 de outubro de 1938. D’Une Guerre à L’Autre  (1914-1939). Paris, Hachette, 1982, p. 352)

No período que antecede a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as democracias européias optaram por uma política de não-intervenção nos conflitos originados pelo expansionismo alemão e italiano. O acordo de Munique (30 de setembro de 1938) assinado entre a Inglaterra, a França, a Itália e a Alemanha é representativo dessa política e provocou grande impacto e poucos protestos, como o de Winston Churchill expresso no documento acima.

a) Cite um argumento utilizado por Hitler para justificar a invasão da Tchecoslováquia?

b) Explique por que as democracias européias tardaram em reagir ao expansionismo alemão.

(Unicamp-SP/2000) A charge abaixo (extraída de Antonio Pedro, A Segunda Guerra Mundial, São Paulo, Editora Atual/Campinas, Editora Unicamp (co-edição), 1986, p. 14) retrata de forma crítica a assinatura, em 23 de agosto de 1939, de um pacto de não-agressão.

- Boa piada! Ninguém conhece as nossas intenções, hein?

- É verdade! Nem nós…

a) Identifique os personagens do desenho e os países que respectivamente representam.

b) Relacione esse pacto à deflagração da Segunda Guerra Mundial

(Unicamp-SP/1996) Por duas vezes na história, em 1812 e em 1943, os russos/soviéticos, sob um inverno rigoroso de menos30°C, derrotaram potências de tendência expansionista: a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, respectivamente. Em ambos os momentos, os russos/soviéticos adotaram técnicas semelhantes para derrotar os inimigos e foram responsáveis por mudanças decisivas nos rumos da história contemporânea.

a) Explique qual a estratégia utilizada pelos russos, em 1812, e soviéticos, em 1943, para derrotarem os seus inimigos?

b) Qual a importância da URSS durante o contexto da Segunda Guerra Mundial?

10 (Fatec-SP/2005) Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.  (Primo Levi, Os afogados e os sobreviventes)

O texto acima refere-se:

a) ao chamado holocausto do povo palestino.

b) ao chamado holocausto do povo judeu.

c) à Primeira Guerra Mundial e à política de Anschluss.

d) à Segunda Guerra Mundial e à política de Anschluss.

e) ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.

11 -

A política externa praticada pelos EUA no governo de Ronald Reagan, entre 1980 e 1988, reaqueceu os antagonismos que caracterizaram o período da Guerra Fria. A ilustração acima faz uma representação irônica dos continentes, condizente com as ideias propagadas pelo líder estadunidense.
Durante o governo Reagan, duas características importantes da geopolítica dos EUA são:

(A) ênfase no combate às ditaduras – antagonismo com os países do Sul

(B) incentivo à fragmentação territorial – envolvimento em conflitos religiosos

(C) estímulo ao expansionismo colonial – estabelecimento de alianças militares

(D) acentuação da rivalidade ideológica – práticas de imperialismo econômico.

12 -  No cartaz de propaganda norte-americano “Aliados quebrando a cruz gamada” (1945), os braços simbolizam países que se aliaram na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo.

a) Identifique TRÊS países representados no cartaz e explique UM motivo que propiciou a constituição dessa aliança.

b) Caracterize DUAS ações que permitiram às potências aliadas assegurar a organização da paz após a Guerra.

Comentários em: "Exercícios de História" (2)

  1. Livian disse:

    Dirce, a Dani não passou as respostas para depois conferir ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: